quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Evita as dores cervicais no exercício abdominal!

Quantas vezes já te aconteceu estares a realizar o teu exercício abdominal e começar a sentir desconforto no pescoço?
Para que não tenhas de te preocupar com as dores cervicais durante o treino da musculatura abdominal procura seguir os seguintes conselhos: 
  1. Utiliza o equipamento “aranha” ou “ab cruncher” para a realização do crunch abdominal com apoio cervical. Está eletromiograficamente estudado que este apoio permite uma menor participação dos músculos cervicais, e consequentemente um maior relaxamento de todo o pescoço. (Pinto, R. (2006). Cinesiologia e Musculação, Artmed Editora, 162-171.
  2. Empurra de forma vigorosa com a língua o “céu da boca”, imediatamente atrás dos dentes. Deste modo conseguirás ativar toda a musculatura da língua, “encerrar” os flexores cervicais e consequentemente melhorará a estabilidade da região da cabeça e pescoço e sentirás menor desconforto cervical. (Mcgill, S. (2006). Ultimate Back Fitness and Perfomance, 295-296)
  3. Não tenhas a tendência de aproximar o queixo do peito, ou de o afastar em demasia. Procura sempre manter a mesma distância queixo-peito durante todo o exercício de abdominal crunch.
Se costumas sentir estas dores cervicais procura então introduzir estas alterações e complementarmente deverás realizar exercícios isométricos para reforço da musculatura cervical. Temos como exemplo o exercício em que a pessoa está sentada, com as duas mãos na nuca, a resistir ao movimento controlado de extensão cervical (durante 8-10´´).


Fonte: SportLife

Sem comentários:

Enviar um comentário