Cuidados na Participação em Provas

Uma vez que a corrida inicia não pense que só terá de se preocupar em colocar um pé à frente do outro. Existem outros procedimentos que deverá ter atenção mesmo antes de chegar ao local da competição. 

  • Faça um breve aquecimento antes de se iniciar a corrida. Escolha um local de terra batida, um passeio ou uma estrada. Se correr na relva poderá molhar os pés. O que não é bom para o início da corrida.
  • Não se dirija logo no início para a partida. A espera poderá aumentar a ansiedade. Em vez disso, observe os corredores. A colocação dos atletas na partida está relacionada com o passo de corrida. Os atletas mais rápidos partem na frente enquanto que os atletas com um passo mais lento vão-se colocando progressivamente atrás.
  • Não active o seu relógio mal a pistola é disparada. Se quer ser preciso no tempo da sua corrida então tem de acciona-lo quando passa na linha de partida, porque por vezes demora-se muito tempo até chegar à linha de partida, pois encontram-se muitos corredores à sua frente.
  • Tenha calma ao iniciar a corrida. Inicie progressivamente. Se começar a correr muito rápido no início, o mais provável é ficar logo cansado e comprometerá o resto da corrida.
  • Muitas vezes a primeira paragem para a água assemelha-se a um metro em hora de ponta. Procure não parar nestas zonas e caso não necessite de água continue a correr pelo lado mais afastado.
  • Quando se corre com MP3 não se tem noção dos barulhos na sua envolvente, tornando-se mais difícil perceber quem se aproxima de si. Numa corrida o atleta necessita de estar concentrado sobre tudo o que existe à sua volta, por isso não será muito indicado correr a ouvir música.
  • Se necessitar de abrandar o ritmo faça-o progressivamente e coloque-se mais à direita da via, para não atrapalhar a corrida de quem vem atrás.
  • Quando estiver a terminar a corrida mantenha a postura para não encobrir o chip quando passa na meta.
  • Mesmo que já não esteja a correr necessita de se hidratar e repor os fluidos. Continue a beber líquidos e a movimentar-se.




3 comentários:

  1. este discurso e´de um atleta profissional os meus parabens um abraço um dia encontramos-nos numa corrida

    ResponderEliminar
  2. Quem sabe???
    Tenho conhecido algumas das pessoas aqui dos blogues nas provas.
    Por isso para a próximas podemos ser nós.
    Grande abraço.

    Bons treinos e melhores corridas!!!

    ResponderEliminar
  3. amigo vou começar a treinar para a maratona de paris 2014
    mas tenho que perder 3 ou 4 quilos
    um abraço

    ResponderEliminar