sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Corredores de fim de semana: cuidados e dicas para um bom treino

Agenda lotada, dia corrido e pouco tempo para praticar desporto. Essa é a realidade de muitas pessoas que acabam tendo que abrir mão de uma vida mais saudável para cumprir todas as obrigações da semana. A opção que alguns escolhem para não se entregarem de vez ao sedentarismo é correr nos finais de semana, quando o dia fica mais livre para as actividades de lazer.

Mas optar por se exercitar apenas “quando sobra um tempinho” pode não ser a melhor das opções. Isso porque correr apenas no sábado e domingo, por exemplo, e ficar parado no resto da semana pode atingir directamente sua musculatura. “Por mais que esses exercícios melhorem seu condicionamento físico geral, quando você exigir do seu corpo de forma específica ele vai sofrer”.
 
Isso significa dizer que você pode até sentir uma melhora cardiovascular - o famoso “fôlego para subir escadas” vai, de facto, melhorar. Porém, a parte músculo-esquelética vai sofrer maiores impactos. “A condição cardiovascular tem adaptação muito mais rápida ao treino. Ou seja, você até consegue correr, pois tem fôlego, mas sua musculatura e articulações podem se lesionar por não estarem adaptadas”.

O que fazer?
Claro que não queremos dizer com tudo isso que você deve parar de se exercitar nos fins de semana. Pelo contrário. Existem algumas dicas que podem deixar tornar os seus treinos melhores sem atrapalhar sua vida pessoal e profissional. Veja abaixo.

1. Não queira recuperar o “tempo perdido”. Se não consegue praticar exercícios durante a semana, procure fazer nos dias livres apenas treinos de baixo volume. “Nada muito além de 4 km ou 5 km ou 30 minutos”.

2. Além de não exagerar na duração, procure variar no treino a intensidade da sua corrida. Alterne entre um trote leve ou uma caminhada com um “tiro” bem curto numa velocidade um pouco mais alta.

3. Arranje um tempo durante a semana para fazer algumas aulas de musculação. Uma sessão de 30 minutos duas vezes por semana já é suficiente para preparar sua musculatura para os exercícios do fim de semana.


Fonte: nike corre

1 comentário:

  1. legal esse blog em cara, continue escrevendo, pois essa lição nesse post foi muito util....aliás, quis corri 12 km no sabado e 7 no domingo e o resultado foi um joelho ardendo, tudo pela falta de treinos leves durante a semana. Continue firme com o blog.

    www.papoamigos.blogspot.com

    ResponderEliminar