quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Controlar a Respiração

No treino da corrida é comum que os corredores deem primazia a aspetos tão importantes como o treino da força de pernas ou o desenvolvimento cardiorrespiratório. Porém, o exercício de correr, presente em praticamente todos os desportos, tem uma componente tão importante quanto esquecida: a respiração.
Um forte sistema respiratório irá ajudar a melhorar a tua performance. Na verdade, trata-se de uma equação muito simples: respirar melhor equivale a mais oxigénio para os músculos, o que equivale a uma resistência acrescida. Ou seja, a gestão dos fluxos de ar é uma parte muito importante do treino cardiovascular, que te ajuda a correr mais com menos esforço.
De acordo com reconhecidos pneumologistas e fisiologistas do esforço, “cada inspiração resulta de um trabalho realizado em 80% pelo diafragma”. Não deves esquecer este órgão, que mais não é que um músculo, nos teus treinos.
A chave para a prevenção da fadiga muscular é respirar plenamente. Um dos exercícios que podes explorar é alternar respirações lentas e profundas com a respiração acelerada do exercício.
Por outro lado, a maioria dos desportistas são “respiradores de tórax” e não “respiradores de abdómen”. Sempre que respirares em corrida, deves encher o teu abdómen como um balão; esvaziando-o a cada expiração. Isto porque ao respirar apenas com o tórax, os ombros ficam tensos e movimentam-se para cima e para baixo, desperdiçando energia preciosa que poderia ser aplicada na corrida.
A respiração torácica pode ser um hábito difícil de abandonar, especialmente quando á tua concentração se foca na manutenção da cadência. Todavia, podes trabalhar a respiração abdominal em repouso e eventualmente acabarás por transferir esse treino respiratório para a situação de corrida.
No capítulo da respiração, podes também ir buscar achegas a outras modalidades, como por exemplo o Pilates. Os especialistas afirmam que o Pilates aumenta a flexibilidade, fortalece os músculos e melhora a respiração.
Lembra-te: o controlo da respiração é um dos pilares para melhorares a tua técnica de corrida e progredir mais facilmente.
Boas corridas!



Fonte: SportLife