Dicas para Iniciantes

Noções básicas para iniciantes no mundo da corrida

Qual a velocidade que eu devo correr?
Como me vou sentir?
Eu sou capaz de fazer uma corrida?

Quando se começa uma nova actividade como a corrida pode criar-se um certo nível de ansiedade. Mas relaxe! Correr é uma óptima actividade para qualquer um tentar, independentemente da idade ou da condição física.

Vou tentar responder às suas perguntas e dizer-lhe como começar.

Como faço para começar um plano de treino?

Em primeiro lugar, planeie no seu calendário um período em que você está certo de conseguir reservar um tempo para se dedicar à sua nova rotina. Você pode ser recompensado fisicamente com apenas 30 minutos de treino por dia, três a cinco vezes por semana. Quando você começar a correr, não tente ir muito longe ou muito rápido no começo do plano de treino - isso é a causa número um de lesões entre os corredores. Inicie executando entre 20 minutos a uma hora, três vezes por semana. Aumente gradualmente a quantidade de tempo e o número de dias em que corre, mas não aumente demasiado, tente aumentar apenas o que for confortável para o sua condição física actual. Se 20 minutos é demais, não tenha medo de fazer pausas caminhando. Talvez começar por correr durante 4 minutos e caminhar 1 minuto, até completar os 20 minutos. Quando se for sentindo mais forte, começar a eliminar os períodos de caminhada. Enquanto você for um novato, não é necessário preocupar-se com quantos quilómetros está fazendo. Deve focar-se no tempo que está conseguindo aguentar. Aos poucos você vai começar a correr maiores distâncias de terreno na mesma quantidade de tempo, e é aí que você vai querer aumentar a duração do seu treino.

Que tipo de equipamento preciso?


Uma das vantagens da corrida é que necessita de pouco equipamento. Para um corredor o investimento mais importante é num bom par de ténis. Os ténis de corrida devem ser comprados em lojas da especialidade,onde os funcionários podem recomendar modelos baseados na sua capacidade e nos seus objectivos. Em algumas lojas fazem testes para identificar a forma como o seu pé toca o chão para definir o seu tipo de passada. Para as senhoras também é aconselhável o uso de um bom sutiã desportivo, de preferência feito de um material próprio para mantê-lo mais fresco e seco. Um relógio de desporto também é útil. À medida que você avança nos treinos e começa a definir novas metas, é bom ter um monitor de frequência cardíaca, para ter certeza que mantém o seu nível de esforço onde deve estar.

Que sintomas eu devo esperar no começo?

Inicialmente as suas pernas vão ficar doridas, mas se você mantiver a rotina, a dor das pernas diminuirá de forma relativamente rápida. Se você sentir uma dor aguda em qualquer lugar, pare de correr por alguns dias e deixe suas pernas recuperar, para evitar lesões. Dores nas canelas são as lesões mais comuns, normalmente ocorrem quando existem exageros nos treinos ou quando se usam sapatos inadequados. Esteja ciente da diferença entre estar cansado e lesionado, e certifique-se que não está incentivando lesões por excesso de treino.

3 comentários:

  1. olá Fernando tudo bem, tem como você colocar o link do meu blog ae juntos com os demais, ae você me passa o seu para eu colocar no meu . Topa. o meu link é esse http://corridaderua.blog.br/

    ResponderEliminar
  2. please.. preciso de help... amanha vou participar em uma corrida, mas nao estou preparada... como ficar preperada em umas horas?

    ResponderEliminar
  3. pr favor gente... respondam! preciso de ajuda.

    ResponderEliminar