segunda-feira, 29 de abril de 2013

II Prova do Sal - Alcochete

 


A segunda edição da Prova do Sal já se encontra definida e as inscrições abrem brevemente. Dia 9 de Junho de 2013 pelas 10:00 voltamos a promover esta corrida na areia que muitos já experimentaram e que promete sensações únicas.
Este ano sob o lema "Correr no Tejo ... na outra margem", desafiamos os amigos das sapatilhas a conhecerem/reviverem a margem esquerda do rio Tejo, entre a Praia dos Moinhos em Alcochete e a Praia do Samouco.
 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

GGR Summer Challenge

 

Mais uma sugestão para uma prova diferente.

A GUTS & GLORY RUNNERS é uma organização de eventos desportivos de alto desafio e chegou para sacudir os teus limites.
Com uma equipa polivalente que conta com entre outros Diogo Tavares (Financeiro), Miguel Tavares (Operações), Vitor Godinho (Branding), Mariana Tavares (Comunicação), Pedro Vieira (Arquitectura/Construção de Obstáculos), António Luis Tavares (Engenharia/Construção de Obstáculos) e Adelino Pimenta (Ex-Ranger /Concepção de Obstáculos).
Inspirados nas Challenge Races que, em menos de três anos, já contam com mais de três milhões de participantes em todo o Mundo. Os nosso eventos quebram a monotonia das corridas no trânsito, Maratonas, Triatlos e corridas em linha recta, e levam-te a sacudir os teus limites.
GUTS & GLORY RUNNERS são desafios que consistem não só em pistas de 12-15KM com mais de 20 obstáculos brutais que irão desafiar a tua velocidade, agilidade e força, como também num Base Camp onde poderás realizar várias actividades para relaxar e desfrutar do ambiente após a prova.
GUTS & GLORY RUNNERS é diversão, é uma sensação de camaradagem que hoje é rara. É a certeza de que a partir da meta serás capaz de enfrentar medos e, acima de tudo, é uma história para contares aos teus netos.
GGC Summer Challeng a ter lugar no dia 23 de Junho na localidade de Canha/Montijo.

http://www.gutsandgloryrunners.com/

terça-feira, 16 de abril de 2013

Corrida de Homenagem às Vitimas da Maratona de Boston



https://www.facebook.com/events/103287789872407/

Maratona de Boston




Dia triste para todos os atletas.
Cerca de três horas depois de os vencedores terem cruzado a meta, houve uma forte explosão no lado norte de Boylston Street. A outra explosão foi ouvida alguns segundos depois.
O incidente ocorreu no momento em que milhares de corredores terminavam a 117ª edicão da maratona, considerada a mais antiga do mundo, disputada desde 1897.
Os meus sinceros sentimentos para todos os que sofreram com esta situação.

quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alcatrão vs Areia

 Alcatrão

 Areia

Rendimento

Correr em alcatrão permite que tenhas mais rendimento, uma vez que consegues controlar melhor a passada da corrida.
Já no caso da areia existe mais fadiga muscular, o que acaba por quebrar o ritmo e por sua vez o rendimento.

Gasto Energético

Ao invés de correr no alcatrão, que por ser piso plano e por consequência conseguires aguentar mais tempo a correr devido à adaptabilidade que o teu corpo faz, correr na areia faz com que o teu corpo precise gastar mais energia para se adaptar ao treino num terreno que não é compacto.

Gasto Calórico

  • De acordo com estudos Norte-Americanos, é possível gastar até 60% de mais calorias a cada quilómetro e meio percorrido na areia em comparação com a corrida em alcatrão.
Ainda assim, estudos também comprovam que o facto de correr na areia diminui o teu desempenho, o que significa que o gasto calórico encontra-se comprometido com o condicionamento do atleta, tornando assim a corrida em alcatrão a mais eficaz para a perda calórica, pois consegues passar mais tempo a correr.

Musculatura

Treinar na areia vai exigir mais a nível muscular, mas ao mesmo tempo irá ajudar no aumento de entorses, que podem muitas vezes ser evitadas ao correr em alcatrão, embora neste caso não trabalhe tanto a nível muscular.
Uma das soluções para este caso é a escolha do calçado ideal e do local em que corre na areia (à beira mar, que está mais rija devido à humidade, ou então na areia seca que por sua vez irá exigir mais de ti e ser mais instável).

Equilíbrio e Consciência Corporal

Ao correres na areia, o equilíbrio e a capacidade que tens de perceber o espaço que o teu corpo ocupa são muito mais trabalhados, principalmente se realizares pequenas corridas entre dunas ou em terrenos com elevadas alterações.
Enquanto que no alcatrão os resultados encontrados são insignificantes.

Lesões

Ao correres na areia, o risco de lesões aumenta consideravelmente, apesar de o impacto ser menor na areia (o que protege as tuas articulações) existe um risco maior de fazer entorses, sendo que para evitá-lo os iniciantes em corrida não são aconselhados a correr na parte da areia mais seca.
Já no caso do alcatrão existe um menor risco de lesões no que respeita a entorses, mas aumenta um pouco mais o risco de lesão em articulações, provocado pelo impacto, o que para evitá-lo basta escolher uns bons ténis.

terça-feira, 9 de abril de 2013

Corrida Volkswagen 2013

 
 

A Volkswagen Autoeuropa em parceria com a HMS Sports Consulting, Lda vão realizar no dia 2 de junho 2013 às 10h00, a 2ª edição da Corrida Volkswagen, prova que se realiza nas instalações da Volkswagen Autoeuropa e no parque industrial.
A prova será constituida por percursos distintos de 10 km (corrida) e 4.5 Km (marcha), ambos com partida e chegada na Volkswagen Autoeuropa.
A participação na corrida está aberta a todos os interessados, sem distinção de nacionalidade ou sexo, desde que estejam devidamente inscritos, de acordo com o regulamento e dentro do prazo.
Não será permitida a participação de menores de 16 anos na prova de 10 km. Na marcha (4.5 km) a idade mínima de participação é de 5 anos.
As inscrições decorrem até esgotarem e devem ser efectuadas online, através do site. 
As inscrições serão encerradas logo que se atinja o número de 1.500 inscritos (Corrida) e 500 inscritos (Marcha).
Para mais informações, consultar site oficial da prova.

www.corridavolkswagen.pt

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Zonas Energéticas


Um dos segredos da corrida é saber ouvir e respeitar o corpo. Por isso mesmo resolvemos colocar numa única tabela uma série de informações que te vai ajudar a perceber como funciona o corpo a correr. Esta informação está assente em bases teóricas que obviamente terá variações de pessoa para pessoa, de dia para dia, etc. Dá uma olhada!

Fonte: Laboratório do Trail

Treinos Temáticos


O grupo dos Treinos Temáticos brinda-nos com mais um interessante treino em Lisboa.