quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Correr é viciante???

Se você é um corredor regular, de certeza que os seus amigos não-corredores já lhe perguntaram: Você é viciado? 
Mo Farah treina duas vezes por dia e corre cerca de 220km por semana, mas ele obteve a sua recompensa com o prémio final, uma medalha de ouro.
Mas, e se você é apenas um cidadão comum, treinando bastante.
Pode o correr tornar-se uma obsessão doentia? Ou será que é a melhor coisa que você pode fazer com o seu tempo neste planeta? 
É vício ou dedicação?
Vamos comentar e ver a que conclusão chegamos!!!

3 comentários:

  1. Não sei se é um vício... É algo que já faz parte da minha rotina e gosto bastante. Se passar mais dias sem correr do que o costume, começo a ficar ansiosa e tenho de arranjar maneira de encaixar um treino na minha agenda, não vá começar a perder resistência!!!:) E nem quero pensar ter alguma lesão que me levasse a estar meses parada...
    Bom, se calhar é mesmo um vício... mas dos bons.;) Desde que haja equilíbrio com as outras facetas da nossa rotina diária (trabalho, família, amigos, descanso...), não acho que seja prejudicial.

    ResponderEliminar
  2. É sem dúvida uma actividade que nos transforma. O início é penoso e exige muita força de vontade. Começa-se por combater a vontade de descansar e a puxar pelo corpo para conseguir correr mais longe, mais rápido e sobretudo com menor esforço. O progresso é lento mas gratificante pois cada corrida é uma vitória.
    Em pouco tempo habituamos o organismo a este esforço e a mente anseia pela sensação de satisfação que o fim da corrida proporciona. É aqui que começa o vício pois apesar de tudo, a mente é que manda.

    Mas cuidado, se o início é moroso e penoso, o fim não é bem assim. Basta cedermos ao stress, às obrigações quotidianas ou passarmos por uma fase mais depressiva, para deitarmos tudo por água abaixo. O vício esfuma-se e o organismo volta rapidamente ao comodismo da inactividade. Qualquer retoma irá requerer muito mais esforço do que da primeira vez.
    Estou a passar por uma fase destas em que apenas tenho conseguido correr 1 vez por semana. É terrível pois as prestações são uma decepção, a motivação só aparece depois de correr os primeiros quilómetros ou mesmo só no fim, a recuperação é dolorosa já que os músculos comportam-se como se foi a primeira vez, enfim, uma angústia.
    Nem imagino o que seria se tivesse de parar devido a lesão por um período grande.

    Vício ou dedicação, importa é continuar a correr para poder usufruir de uma melhor qualidade de vida.

    Benefícios: Autoestima, condição física, conhecer novos lugares e outras pessoas, maior próximidade com a natureza, etc.

    Defeitos: Consumo de tempo que muitas vezes é reclamado para outros fins (família, casa, trabalho), custos monetérios dos equipamentos, inscrições em provas, deslocações, etc.

    Esta é apenas a minha opinião pessoal e vale o que vale.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim correr, foca-se apenas nisto e só nisto. Um exemplo plausível é o facto de acordar às 6:00, para ir correr para a serra. Talvez seja um exemplo pouco comum e até estapafúrdio, mas acaba por ser, para mim algo justificável. Como gosto de frisar, não o faço porque vou ganhar alguma medalha, não é porque quero reduzir a gordura ou sentir-me saudável, faço-o apenas porque me faz sentir bem comigo mesmo, feliz. É tudo apenas sobre e somente uma questão de felicidade. Não há nenhum propósito mais racional que este e pode até parecer fútil, mas é tudo uma questão de felicidade e bem-estar pessoal.

      Eliminar