sexta-feira, 27 de julho de 2012

Onde Correr?

A resposta a uma pergunta muito por nós feita.
Todo nós temos espaços de eleição onde gostamos de correr. Há quem goste mais de correr em passadeira e há quem prefira correr ao ar livre. Mas qual o melhor local para correr? Bem, ambos têm vantagens e desvantagens.
Se optares por correr ao ar livre, terás como vantagens a frescura do ar e uma variação natural de cenários e até de intensidade (dependendo se incluis mais ou menos rampas, por exemplo). Porém, poderás estar a expor-te a fatores prejudiciais como a poluição, as radiações ultravioletas ou as temperaturas intensas (quente ou fria). O tipo de piso também influencia. Procura correr em espaços verdes, onde o ar é mais puro. Tenta correr em piso de relva, uma vez que é naturalmente absorvente e absorve melhor os impactos sofridos pelas tuas articulações. Se tiveres problemas articulares, evita correr na areia: este piso irá exigir das tuas articulações mais tração.
Deves correr, preferencialmente pela manhã; desta forma, o teu organismo ficará ativado para o resto do dia e apanharás alguns raios de sol, vitais para que o teu corpo segregue a vitamina D, que não consegue absorver através da alimentação.
Evita correr junto a estradas de tráfego rodoviário intenso! Se o fizeres estarás a inspirar todos os agentes poluentes emitidos pelas viaturas em circulação.
Se “a tua praia” é o ginásio, provavelmente preferes correr em passadeira. Este equipamento tem a vantagem de te conceder o controlo sobre todas as variáveis: distância, tempo, inclinação, velocidade. O ar será, em princípio, de boa qualidade – uma vez que o ginásio terá um bom sistema de ar condicionado instalado. Todavia, uma das desvantagens da corrida em passadeira é a monotonia, que pode levar à desmotivação.
Em qualquer dos casos, é absolutamente crítico que faças um bom aquecimento prévio e que corras com calçado adequado e em bom estado, para evitares as lesões!
Como resumo, dependendo dos gostos pessoais o importante é a pratica do desporto.
Boas corridas!


Fonte: Sport Life

6 comentários:

  1. É verdade, o importante é correr, seja no ginásio ou na rua. Embora eu prefira, sem dúvida, ao ar livre!

    Reparei ali ao lado que ainda não correste nenhuma Meia. Não queres estrear-te também na Rock 'n' Roll de Setembro? :)

    Boas corridas!

    ResponderEliminar
  2. Obrigado pelo convite e desde já prometo que vai ser a minha estreia.
    Já tinha planeado participar na meia da ponte e estou a treinar para ver se a consigo fazer abaixo das 2 horas. Se calhar estou a ser um pouco ambicioso para a estreia, mas temos que definir objectivos para nos motivar nos treinos.
    Pelo comentário depreendo que também vás participar e não pela primeira vez.
    Tens algum conselho para um novato?

    Bons treinos e melhores corridas!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai ser a minha estreia nessa distância também! O teu objectivo é mais ambicioso que o meu, que é só terminar... abaixo das 3 horas regulamentadas, claro!:) Queria apontar para as 2h15, mas agora ando com uma dor no joelho, vamos lá ver...
      O meu pai já fez esta prova, e diz que o pior mesmo é o tempo de espera no tabuleiro da ponte, sobretudo se estiver calor... E aquela subidinha logo ao início! ;)

      Vamos a isso e força no teu objectivo!

      Eliminar
    2. A lesão não ficará para sempre e de certeza que já estarás em grande forma para a meia.
      Quanto ao tempo de 2h15 deves manter o objectivo e não desmotivares pelo facto de não estares nas melhores condições físicas.
      Acerca da espera já ouvi o mesmo de quem participou em edições anteriores, mas se tiver-mos companhia de certeza que se passará com mais facilidade.

      Ainda vamos bater algum record na prova, vais ver :D

      Eliminar
    3. Não tenciono participar nesta 1/2 que já fiz em 2011 e que também foi a minha primeira prova 1/2 Maratona. O objectivo das 2h é perfeitamente adequado e apenas posso deixar o conselho de chegarem no primeiro autocarro ao local de partida. Assim, estão integrados na frente do pelotão, assistem à animação lá presente e ainda têm acesso aos WC em condições aceitáveis. A espera só é chata se não conversarem com ninguém. Vê-se muitos atletas a fixarem o olhar no chão e a tapar as orelhas com dispositivos de reprodução de ruído, totalmente incompatíveis com a socialização.
      Eu levei um saco plástico com fruta, água, uma revista e vestido levei uma camisola de manga comprida (velha) que abandonei no local. Já agora, não esquecer a vaselina para evitar assaduras que se manifestam nas provas mais compridas, fruto da intensidade da transpiração e consequente estado molhado da roupa.
      O pessoal à minha volta estava tão bem disposto como eu e fartamo-nos de rir, na cavaqueira a relatar experiências de outras corridas. Houve um atleta ao meu lado que se apresentou com umas sapatilhas Trabuco13, exactamente o modelo que eu ambicionava para as provas de Trail. Curiosamente ele não fazia ideia da tipologia do seu calçado, pouco apropriado para estrada uma vez que contém uma sola reforçada e a borracha desenhada para maior aderência, logo maior resistência à progressão. Tive oportunidade de falar sobre a minha experiência em provas fora de estrada, desmistificando a ideia de que são provas demasiado duras. Não conhecia nenhum dos presentes e a primeira cara conhecida que encontrei, foi depois de terminar a prova.
      Assim, apenas me resta desejar-vos uma óptima corrida e que consigam atingir os objectivos. Se eu consegui fazer a prova em 01H50 arrastando quase 100Kg, vocês de certeza que fazem melhor.
      P.S. Se partirem da frente, não desanimem com a quantidade de corredores que vos ultrapassa, nem tentem manter um ritmo demasiado elevado a acompanhar os restantes corredores, entre eles aqueles que apenas fazem a mini e que saem a sprintar. Deixem-se ultrapassar e contem em começar a passar por outros atletas apenas após a inversão do percurso, junto a Santa Apolónia.
      Em 2011 esteve muito calor, ausência de vento e um sol muito forte. Arrependi-me de não ter levado protector solar.
      Bons treinos

      Eliminar
    4. Obrigado pelas dicas. Hei-de ter oportunidade de lhe pedir mais dicas pessoalmente, visto que tem muito mais experiência que eu.

      Bons treinos e melhores corridas!!!

      Eliminar