sexta-feira, 27 de julho de 2012

Onde Correr?

A resposta a uma pergunta muito por nós feita.
Todo nós temos espaços de eleição onde gostamos de correr. Há quem goste mais de correr em passadeira e há quem prefira correr ao ar livre. Mas qual o melhor local para correr? Bem, ambos têm vantagens e desvantagens.
Se optares por correr ao ar livre, terás como vantagens a frescura do ar e uma variação natural de cenários e até de intensidade (dependendo se incluis mais ou menos rampas, por exemplo). Porém, poderás estar a expor-te a fatores prejudiciais como a poluição, as radiações ultravioletas ou as temperaturas intensas (quente ou fria). O tipo de piso também influencia. Procura correr em espaços verdes, onde o ar é mais puro. Tenta correr em piso de relva, uma vez que é naturalmente absorvente e absorve melhor os impactos sofridos pelas tuas articulações. Se tiveres problemas articulares, evita correr na areia: este piso irá exigir das tuas articulações mais tração.
Deves correr, preferencialmente pela manhã; desta forma, o teu organismo ficará ativado para o resto do dia e apanharás alguns raios de sol, vitais para que o teu corpo segregue a vitamina D, que não consegue absorver através da alimentação.
Evita correr junto a estradas de tráfego rodoviário intenso! Se o fizeres estarás a inspirar todos os agentes poluentes emitidos pelas viaturas em circulação.
Se “a tua praia” é o ginásio, provavelmente preferes correr em passadeira. Este equipamento tem a vantagem de te conceder o controlo sobre todas as variáveis: distância, tempo, inclinação, velocidade. O ar será, em princípio, de boa qualidade – uma vez que o ginásio terá um bom sistema de ar condicionado instalado. Todavia, uma das desvantagens da corrida em passadeira é a monotonia, que pode levar à desmotivação.
Em qualquer dos casos, é absolutamente crítico que faças um bom aquecimento prévio e que corras com calçado adequado e em bom estado, para evitares as lesões!
Como resumo, dependendo dos gostos pessoais o importante é a pratica do desporto.
Boas corridas!


Fonte: Sport Life