terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dores Pós-Treino

Sabes por que a musculatura costuma ficar dorida depois da tua primeira aula ou depois de aumentares as cargas?

As dores musculares que sentes após um treino derivam normalmente da realização de um esforço de caráter ou intensidade diferente em relação àquilo a que os músculos estão preparados. Essas dores correspondem a pequenas rupturas das fibras musculares. Normalmente, as dores musculares são o resultado de um bom treino. Isso porque a dor resulta da recuperação das fibras musculares para um estado ainda melhor que o inicial. É por meio desse mecanismo que o corpo evolui. Contudo, se o músculo não tiver tempo suficiente para se recuperar, acabará por não se reparar completamente e poderá mesmo passar das microrupturas para a lesão muscular.

Pequenas dores são normais. Mas se sentires dores fortes e agudas, interrompe o treino durante alguns dias. Isso não significa que tenhas de parar completamente, podes no entanto exercitar outras áreas do corpo. Muda de atividade e não te esqueças de alongar no final da sessão.

Bons treinos e melhores corridas!!!

1 comentário:

  1. Impressionante como nosso corpo se adapta rapidamente ao nível de esforço; passei 15 dias de férias sem praticar atividade e ao voltar a correr senti dores como se estivesse há meses sem treinar. Já no treino seguinte estava completamente adaptada ao esforço!

    ResponderEliminar