terça-feira, 2 de outubro de 2012

Como obter a postura correcta

Quando você corre, deve ser de uma forma vertical e para a frente, para que os seus músculos possam distribuir o impacto e absorver o choque dos seus pés batento repetidamente no chão. Dessa forma, você vai direcionar sua energia da maneira que você quer que ela vá - em impulso para a frente!

Aqui estão os pontos-chave que você precisa para executar a corrida correctamente. Experimente já na sua próxima corrida!

CABEÇA:

Sua cabeça pesa cerca de 4 kg. Se você deixá-la balancear não vai ser muito aerodinâmico e isso vai fazer com que seja menos eficiente, bem como estará a colocar uma tensão extra nas costas. Mantenha os olhos olhando para a frente, e o pescoço e a mandíbula relaxada - sorrir ajuda a relaxar os músculos!

PEITO, OMBROS e COSTAS:

Forçar o peito para a frente não é natural e pode ser tão prejudicial à sua postura como encolhê-lo. Abra o peito, relaxando os ombros e deixe as omoplatas deslizar para as costas. Quando o peito está irrestrito, a respiração é mais fácil, o que traz mais oxigénio. Encurvado com os ombros tensos não só vai fazer você correr mais devagar, como vai causar dores, principalmente quando efectuar corridas de longa distância. Esteja atento aos seus ombros quando está correndo e se existir um aumento da tensão tente relaxar  fazendo com que voltem para baixo.

Mantenha as costas direitas formando uma linha recta entre a cabeça e os tornozelos. Mantenha uma ligeira inclinação para a frente.

BRAÇOS:

Se balançar os braços excessivamente ou levá-los a trabalhar em demasiado esforço vai comprometer a sua postura. Mantenha os braços relaxados ao seu lado e com uma curva dos cotovelos na ordem dos 90 graus o que irá ajudá-lo a manter o foco para a frente. Não cerre os punhos porque a tensão produzida irá irradiar até os ombros e pescoço.

ANCAS:

Pense nos seus quadris como sendo dois faróis de um carro e tente mantê-los orientados para a frente durante a corrida, isso vai ajudar a melhorar os movimentos dos joelhos.

PASSADA:

Uma passada com o meio do pé é o melhor, se você utilizar o calcanhar ou a biqueira estará a criar uma sobre-tensão dos músculos.

Mantenha uma boa postura!
 
 
Bons treinos e melhores corridas!!!