segunda-feira, 25 de junho de 2012

Corrida Volkswagen '12


Não poderia ter corrido melhor a edição inaugural da Corrida Volkswagen em Palmela!
Desde uma organização que pensou tudo ao pormenor, não descurando o que quer que fosse, à resposta dos atletas que esgotaram as inscrições 20 dias antes.
Muito bem indicada sinaleticamente, foi fácil a qualquer um chegar e estacionar nos vastos parques de estacionamento. Depois, a segurança encarregava-se de indicar para onde nos devíamos dirigir, utilizando a melhor táctica. Presentes e eficazes mas quase sem se dar pela sua presença.
Exposições elucidativas, actividades para os mais jovens, exercícios de aquecimento em jeito de aula ou aquecimento normal a correr, e chegou a hora para a partida dada às 9.30 o que se revelou muito acertado pois o calor apertou. Partida que se diga de passagem, foi como deveriam ser todas, devidamente separadas a corrida e caminhada.
A Corrida teve Partida na fábrica, fez-se nas estradas ladeadas de pinheiros numa boa parte do percurso, na zona envolvente à fábrica, com o trânsito totalmente cortado, em perfeita segurança, num percurso bem marcado e plano, acompanhado quer por elementos da organização e forças policias quer por elementos da Cruz Vermelha, num apoio constante.
Efectuada a partida deparamo-nos com uns animadores devidamente mascarados a dar o ambiente e a demonstrar que esta não era uma corrida igual às outras.
Inicialmente uma volta pela estrada que circunda as instalações. Para se ver o seu tamanho, basta referir que essa volta teve 7 km, e depois, já com os atletas muito separados como ere conveniente, os últimos 3km percorridos no interior da fábrica onde pudemos passar pelas diversas fases de montagem das viaturas. 
Este foi o momento pelo qual todos esperavam e que transformou esta prova em algo inédito no nosso país, oferecendo-nos o ar fresco do seu interior que bem sabia naquela fase da prova.
Chegada suficientemente larga para permitir um escoar devido e uma oferta muito especial, uma medalha onde a cortiça dá o ambiente próprio, desmistificando o conceito de "medalha de cortiça" para algo bonito e revelador duma das grandes riquezas de Portugal. Pena a retirada dos chips ser efectuada junto à meta o que obrigava os atletas a uma paragem súbita.
Assim, a 1ª Corrida Volkswagen foi uma prova em estreia, de sucesso alcançado, em moldes a raiar a excelência quando se pretende chamar o indivíduo à Corrida e nessa perspectiva não lhe encontro falhas notórias. Preencheu todos os requisitos essenciais e até os secundários para uma prova de sucesso no que à Corrida para todos diz respeito.
Esta prova merece os meus Parabéns e desejo que mantenha o nível e que tenha vindo para ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário