quinta-feira, 11 de abril de 2013

Alcatrão vs Areia

 Alcatrão

 Areia

Rendimento

Correr em alcatrão permite que tenhas mais rendimento, uma vez que consegues controlar melhor a passada da corrida.
Já no caso da areia existe mais fadiga muscular, o que acaba por quebrar o ritmo e por sua vez o rendimento.

Gasto Energético

Ao invés de correr no alcatrão, que por ser piso plano e por consequência conseguires aguentar mais tempo a correr devido à adaptabilidade que o teu corpo faz, correr na areia faz com que o teu corpo precise gastar mais energia para se adaptar ao treino num terreno que não é compacto.

Gasto Calórico

  • De acordo com estudos Norte-Americanos, é possível gastar até 60% de mais calorias a cada quilómetro e meio percorrido na areia em comparação com a corrida em alcatrão.
Ainda assim, estudos também comprovam que o facto de correr na areia diminui o teu desempenho, o que significa que o gasto calórico encontra-se comprometido com o condicionamento do atleta, tornando assim a corrida em alcatrão a mais eficaz para a perda calórica, pois consegues passar mais tempo a correr.

Musculatura

Treinar na areia vai exigir mais a nível muscular, mas ao mesmo tempo irá ajudar no aumento de entorses, que podem muitas vezes ser evitadas ao correr em alcatrão, embora neste caso não trabalhe tanto a nível muscular.
Uma das soluções para este caso é a escolha do calçado ideal e do local em que corre na areia (à beira mar, que está mais rija devido à humidade, ou então na areia seca que por sua vez irá exigir mais de ti e ser mais instável).

Equilíbrio e Consciência Corporal

Ao correres na areia, o equilíbrio e a capacidade que tens de perceber o espaço que o teu corpo ocupa são muito mais trabalhados, principalmente se realizares pequenas corridas entre dunas ou em terrenos com elevadas alterações.
Enquanto que no alcatrão os resultados encontrados são insignificantes.

Lesões

Ao correres na areia, o risco de lesões aumenta consideravelmente, apesar de o impacto ser menor na areia (o que protege as tuas articulações) existe um risco maior de fazer entorses, sendo que para evitá-lo os iniciantes em corrida não são aconselhados a correr na parte da areia mais seca.
Já no caso do alcatrão existe um menor risco de lesões no que respeita a entorses, mas aumenta um pouco mais o risco de lesão em articulações, provocado pelo impacto, o que para evitá-lo basta escolher uns bons ténis.