segunda-feira, 30 de julho de 2012

Estudo sobre a Cerveja

Duas cervejas por dia fazem bem à saúde

Álcool a mais fará sempre mal, independentemente da forma como é ingerido, mas em quantidades moderadas pode, na verdade, ser benéfico para a saúde. Já o sabíamos em relação ao vinho, por exemplo, e um novo estudo vem revelar o mesmo em relação à cerveja.

Segundo uma pesquisa efetuada em Espanha, consumida em doses recomendadas (dois copos por dia para os homens, um para as mulheres), a cerveja ajuda a combater e prevenir problemas cardiovasculares, retarda os sinais de envelhecimento, reforça o sistema imunitário e até mesmo a força dos ossos.

Luis Serra, médico especialista em Nutrição, Medicina Preventiva e Saúde Pública, garante ainda que «a ideia de que a cerveja engorda é apenas um mito», salientando que, na verdade, os atletas até a preferem como medida de hidratação, devido aos outros benefícios. 



Fonte: A Bola

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Onde Correr?

A resposta a uma pergunta muito por nós feita.
Todo nós temos espaços de eleição onde gostamos de correr. Há quem goste mais de correr em passadeira e há quem prefira correr ao ar livre. Mas qual o melhor local para correr? Bem, ambos têm vantagens e desvantagens.
Se optares por correr ao ar livre, terás como vantagens a frescura do ar e uma variação natural de cenários e até de intensidade (dependendo se incluis mais ou menos rampas, por exemplo). Porém, poderás estar a expor-te a fatores prejudiciais como a poluição, as radiações ultravioletas ou as temperaturas intensas (quente ou fria). O tipo de piso também influencia. Procura correr em espaços verdes, onde o ar é mais puro. Tenta correr em piso de relva, uma vez que é naturalmente absorvente e absorve melhor os impactos sofridos pelas tuas articulações. Se tiveres problemas articulares, evita correr na areia: este piso irá exigir das tuas articulações mais tração.
Deves correr, preferencialmente pela manhã; desta forma, o teu organismo ficará ativado para o resto do dia e apanharás alguns raios de sol, vitais para que o teu corpo segregue a vitamina D, que não consegue absorver através da alimentação.
Evita correr junto a estradas de tráfego rodoviário intenso! Se o fizeres estarás a inspirar todos os agentes poluentes emitidos pelas viaturas em circulação.
Se “a tua praia” é o ginásio, provavelmente preferes correr em passadeira. Este equipamento tem a vantagem de te conceder o controlo sobre todas as variáveis: distância, tempo, inclinação, velocidade. O ar será, em princípio, de boa qualidade – uma vez que o ginásio terá um bom sistema de ar condicionado instalado. Todavia, uma das desvantagens da corrida em passadeira é a monotonia, que pode levar à desmotivação.
Em qualquer dos casos, é absolutamente crítico que faças um bom aquecimento prévio e que corras com calçado adequado e em bom estado, para evitares as lesões!
Como resumo, dependendo dos gostos pessoais o importante é a pratica do desporto.
Boas corridas!


Fonte: Sport Life

Revista Athletíssima - Jogos Olímpicos

O número 3 da Athletíssima, Revista Oficial da Federação Portuguesa de Atletismo, em versão digital.

Este número, inteiramente dedicado aos Jogos Olímpicos, apresenta a equipa portuguesa para o maior evento desportivo do Mundo, fazendo ainda uma abordagem histórica pelos 100 anos do Atletismo nacional nos Jogos, com referência obrigatória para as 4 medalhas de Ouro conquistadas pela modalidade.

Toda a participação do Atletismo Português nos Jogos Olímpicos de Londres pode ser seguida em detalhe na página da Federação Portuguesa de Atletismo, ou na página da FPA no Facebook.


quinta-feira, 26 de julho de 2012

Primeira Ultra Maratona de Portugal

A primeira ULTRA MARATONA DE PORTUGAL tem início no dia 28 de Julho e irá percorrer uma distância de 600 km, entre dois pontos tão distintos como Vila Nova de Gaia e Portimão. Estas duas cidades são os dois pontos de partida da ULTRA MARATONA, uma corrida constituída por duas equipas e dois percursos e que vai acontecer em simultâneo, tendo em comum o ponto de chegada, a PRO RUNNER, no Parque das Nações, em Lisboa.  
É a primeira vez que uma corrida com estas características, (inspirada num conceito americano), se vai realizar no nosso país. Durante 30 horas consecutivas e em duas etapas distintas, os atletas correrão simultânea e ininterruptamente até chegar a Lisboa. Cada equipa, em cada momento, terá de ter pelo menos um elemento a correr, sendo que a distância será percorrida por estafetas, com os elementos de cada equipa a revezarem-se, de forma a assegurar uma corrida contínua entre o momento da partida e a chegada. O objetivo é chegar no dia 29, a tempo de participar na inauguração de um projeto inovador.
A meta da 1ª ULTRA MARATONA DE PORTUGAL é a PRO RUNNER, a primeira loja em Portugal dedicada em exclusivo à corrida. A PRO RUNNER vai destacar-se igualmente pela organização de provas desportivas, de que é exemplo esta primeira ULTRA MARATONA.
Este é sem dúvida um nome a fixar pelos amantes de corrida, pois promete mudar o panorama desportivo!

ULTRA MARATONA DE PORTUGAL

Partidas
Dia 28 de Julho, às 9.00 horas
Vila Nova de Gaia
GAIASHOPPING
Av. dos Descobrimentos, 549
4404-503 Gaia

Portimão
C. C. AQUA PORTIMÃO
Rua de S. Pedro, 72

Chegada
Dia 29 de Julho
Lisboa
PRO RUNNER
Alameda dos Oceanos, lote 1.01.1.1
(Cruzamento da Alameda dos Oceanos com a Avenida de Ulisses)
Parque das Nações

Fonte: Ganesh
 

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Urban Night Race

Uma prova que deve ser interessante e que eu gostaria de participar. Uma corrida nocturna no centro de uma grande cidade.
Existem duas oportunidades de participar neste grande evento;
A 22 de Setembro em Lisboa ou em 13 de Outubro no Porto
Os percursos são em zonas históricas das respectivas cidades, tais como:
-Em Lisboa vai passar por sítios como o Castelo São Jorge, Alfama, Panteão, Mouraria, Graça, Rua Bica, Chiado, Bairro Alto, Gloria, varios miradouros, etc! 
-No Porto o percurso vai passar na Ribeira, Sé, Muralha Fernandina, Ponte D Luis, Mosteiro Serra Pilar, Caves Vinho Porto, tuneis secretos, Yeatman, etc!
Todos têm oportunidade de participar nesta aventura nocturna e podem fazê-lo de duas formas;
  
·      A correr 12 kms
·      A caminhar 6 kms
-Locais de inscrição:

·      Online (http://www.urbantrail.pt/)
·      Loja Decathlon Amadora

 

terça-feira, 24 de julho de 2012

Portugal nos jogos olímpicos

Toda a informação para quem pretende acompanhar os Jogos Olímpicos Londres 2012.
A Revista Atletismo disponibiliza no seu site a possibilidade de descarregar um suplemento especial dedicado aos Jogos Olímpicos, com todos os horários do Atletismo e participação portuguesa.

SUPLEMENTO

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Memorial Francisco Lázaro


Numa prova deste simbolismo devemos sempre começar pela história de a quem se presta homenagem.
Retirado da wikipédia:
“Francisco Lázaro almoçou às 10 horas do domingo 14 de Julho de 1912. Os seus colegas contaram que estava confiante. Foi levado de automóvel para o estádio, dirigindo-se para o balneário. O calor era sufocante: 32°C. Pouco antes do início da corrida da maratona, Armando Cortesão e Fernando Correia, seus colegas da equipa olímpica, foram procurar Lázaro que ainda não estava junto à partida. Encontraram-no a besuntar-se com sebo. Cortesão e Correia tentaram dissuadir Lázaro e tentaram que ele tomasse um banho, mas não havia tempo. Lázaro foi correr a maratona todo besuntado com sebo, com os poros da pele tapados, o que impedia a transpiração cutânea.
Lázaro começou bem a corrida de na cabeça do pelotão. Os restantes 5 portugueses da equipa olímpica tinham-se colocado ao longo do percurso, para ajudarem e incentivarem Lázaro. Ao km 15, Lázaro era 27.º, com um atraso de 4 minutos para o líder da prova. Ao km 25, era 18º, e seguia de muito perto os homens da frente. Terá dito que estava bem, apenas com sede, tendo bebido sofregamente a água que lhe foi dada. Ao km 35, os colegas Pereira e Stromp aguardavam pela passagem de Lázaro, que nunca mais chegava, deixando-os preocupados. Também alarmados, Cortesão e Fernando Correia, que estavam no estádio, entraram numa viatura e cumpriram, no sentido inverso, todo o percurso, sem encontraram sinal de Lázaro. A triste notícia do abandono de Lázaro foi-lhes dada por António de Castro Feijó, o embaixador de Portugal na Suécia. Ao km 29, na colina de Öfver-Järva, Lázaro tinha cambaleado, caído por várias vezes e por várias vezes se levantado para continuar a prova, até cair para não mais se levantar. Um médico foi-lhe prestar assistência. Aplicou-lhe gelo em plena estrada. Levaram-no para o hospital onde lhe diagnosticaram erradamente uma meningite. Viria a morrer na madrugada do dia seguinte.”
Estive ontem em Benfica, junto ao campo do Clube de Futebol Benfica, conhecido como Fó-Fó, para mais uma corrida, desta feita o Memorial Francisco Lázaro, corrida que homenageia esse magnifico maratonista no centésimo aniversário da sua trágica morte, em plena maratona dos Jogos Olímpicos de Estocolmo.
As as dificuldades do percurso, principalmente a 2ª metade, bem como o calor que se fazia sentir, tornaram esta prova muito difícil para alguém do meu nível.
A partida foi dada à hora marcada e começa logo com uma subida de 700 metros que leva os mais fracos (eu) a pensar no que vem aí.
Daí até Sete-Rios era ligeiramente até aos 5 Km's onde fazíamos o retorno.
O abastecimentos feito debaixo de uma ponte mantinha as àguas frescas o que sabia mesmo bem naquela altura. Logo após o abastecimento, mas agora pela ciclovia que acompanha a radial de Benfica começaram 3 Km's quase sempre a subir.
Por fim vieram os últimos 2 Km's num misto de sobe-e-desce até à descida final acabando no campo de futebol onde estava instalada a meta.
Quanto à minha prestação, foi melhor do que o esperado devido à quantidade de subidas existentes.
Fico com a sensação teria alcançado uma marca mais satisfatória se a prova fosse mais plana mas mesmo assim considero que obtive um resultado positivo.