sábado, 30 de junho de 2012

Quarto mês de esforço e dedicação


Resumo de Junho de 2012

Distância Percorrida : 118,1 Km
Tempo Dispendido : 10H50
Velocidade Média :  10,9 Km/h 
Calorias Gastas : 11568 Cal

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Corrida Volkswagen '12


Não poderia ter corrido melhor a edição inaugural da Corrida Volkswagen em Palmela!
Desde uma organização que pensou tudo ao pormenor, não descurando o que quer que fosse, à resposta dos atletas que esgotaram as inscrições 20 dias antes.
Muito bem indicada sinaleticamente, foi fácil a qualquer um chegar e estacionar nos vastos parques de estacionamento. Depois, a segurança encarregava-se de indicar para onde nos devíamos dirigir, utilizando a melhor táctica. Presentes e eficazes mas quase sem se dar pela sua presença.
Exposições elucidativas, actividades para os mais jovens, exercícios de aquecimento em jeito de aula ou aquecimento normal a correr, e chegou a hora para a partida dada às 9.30 o que se revelou muito acertado pois o calor apertou. Partida que se diga de passagem, foi como deveriam ser todas, devidamente separadas a corrida e caminhada.
A Corrida teve Partida na fábrica, fez-se nas estradas ladeadas de pinheiros numa boa parte do percurso, na zona envolvente à fábrica, com o trânsito totalmente cortado, em perfeita segurança, num percurso bem marcado e plano, acompanhado quer por elementos da organização e forças policias quer por elementos da Cruz Vermelha, num apoio constante.
Efectuada a partida deparamo-nos com uns animadores devidamente mascarados a dar o ambiente e a demonstrar que esta não era uma corrida igual às outras.
Inicialmente uma volta pela estrada que circunda as instalações. Para se ver o seu tamanho, basta referir que essa volta teve 7 km, e depois, já com os atletas muito separados como ere conveniente, os últimos 3km percorridos no interior da fábrica onde pudemos passar pelas diversas fases de montagem das viaturas. 
Este foi o momento pelo qual todos esperavam e que transformou esta prova em algo inédito no nosso país, oferecendo-nos o ar fresco do seu interior que bem sabia naquela fase da prova.
Chegada suficientemente larga para permitir um escoar devido e uma oferta muito especial, uma medalha onde a cortiça dá o ambiente próprio, desmistificando o conceito de "medalha de cortiça" para algo bonito e revelador duma das grandes riquezas de Portugal. Pena a retirada dos chips ser efectuada junto à meta o que obrigava os atletas a uma paragem súbita.
Assim, a 1ª Corrida Volkswagen foi uma prova em estreia, de sucesso alcançado, em moldes a raiar a excelência quando se pretende chamar o indivíduo à Corrida e nessa perspectiva não lhe encontro falhas notórias. Preencheu todos os requisitos essenciais e até os secundários para uma prova de sucesso no que à Corrida para todos diz respeito.
Esta prova merece os meus Parabéns e desejo que mantenha o nível e que tenha vindo para ficar.

segunda-feira, 18 de junho de 2012

1ª Prova do Sal


Numa organização da Associação Alcochete Aktivo a 1ª Prova do Sal realizou-se às 09:30h do dia 17 de Junho de 2012, na Praia dos Moinhos em Alcochete , prova de aproximadamente 9 quilómetros que teve partida e chegada na praia dos moinhos em Alcochete com ponto de retorno no Samouco.
Esta corrida tem a particularidade de ter um percurso plano de ida e volta, que acompanha as salinas na margem do rio Tejo desde Alcochete até ao Samouco, em superfície de areia durante o período de maré baixa.
Além de ter sido  uma prova muito agradável com uma organização que esteve muito bem e conseguiu ainda assim surpreender-me pela passagem dentro de água.
A distância da prova (cerca de 8,950 Km) ficou bastante aquém da anunciada (10 Km).
A entrega de dorsais foi perfeitamente regular, e a animação no local da Partida era patente.
Abastecimento de água, e uma muito original e feliz ideia: a fita de controlo que era um colar com uma concha. Eram avistados alguns membros da organização pelo percurso, algumas pessoas ainda espantadas com o que estava a acontecer e está-se de novo na Praia dos Moinhos, onde se corta a Meta, delineada por dois corta ventos enterrados na areia e grades.
À chegada recebemos água e Sal, e temos à disposição laranja e banana, o que é bastante agradável depois de uma prova.
Há balneários à disposição e os prémios por classificação: Flor de Sal para os 3 primeiros de cada escalão que são entregues no local, com relativa rapidez e dinamismo.
É uma prova a repetir.